Produção industrial apresenta crescimento de 12,9% no primeiro semestre de 2021
O resultado acontece mesmo com os três meses consecutivos de perdas no acumulado entre fevereiro e abril

Foto: Reprodução/G1
A produção industrial brasileira apresentou variação nula (0%) na passagem de maio para junho. Por conta do resultado, a atividade do setor teve expansão de 12,9% nos primeiros seis meses do ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
“Esse avanço semestral acontece diante de uma base de comparação muito depreciada. No acumulado de janeiro a junho de 2020, há a perda de 10,9%. A magnitude de crescimento de dois dígitos está associada ao fato de que o setor industrial, por conta da pandemia”, explica André Macedo, gerente responsável pela pesquisa.
O resultado acontece mesmo com os três meses consecutivos de perdas no acumulado entre fevereiro e abril, neste período o setor acumulou perda de 4,7% na segunda onda da pandemia do novo coronavírus no Brasil.
“Em maio, houve uma volta ao campo positivo após três meses de queda e a indústria igualava o patamar de antes da pandemia, mas esse resultado não revertia as perdas anteriores. Com essa variação nula em junho, o setor permanece no patamar pré-crise", diz Macedo.
Macedo também relaciona o menor dinamismo do setor aos efeitos da pandemia no processo de produção e na economia. “Há, no setor industrial, uma série de adversidades por conta da necessidade das medidas de restrição, como a redução do ritmo produtivo, a dificuldade de obtenção de matérias-primas e o aumento dos custos de produção", conta ele.