Produção industrial, entre avanços e retrocessos
Confira o editorial desta sexta-feira (15)
![Produção industrial, entre avanços e retrocessos](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/58429/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=a77f0d666f20d29f9f00bbc716b88cb5)
Foto: Arquivo/Agência Brasil
O estado da Bahia é um dos 10 territórios nacionais – entre 15 pesquisados – onde a produção industrial cresceu de outubro para novembro, segundo dados recém-divulgados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
E foi, aliás, o maior aumento registrado pela pesquisa – de 4,9%. Em São Paulo, maior parque industrial do País, houve um avanço de 1,5%. A Região Nordeste, consolidada, aumentou 2,9%. Na média global, a indústria nacional avançou 1,2% em novembro ante outubro.
Além disso, a pesquisa aponta que a produção industrial já superou o patamar de fevereiro, no pré-pandemia, em 8 dos 15 locais pesquisados.
Em novembro, a produção industrial nacional operava 2,6% acima do pré-pandemia. No entanto, a Bahia está entre os estados com perdas em novembro ante o patamar de fevereiro, com retração de – 2,6%.
São pequenos alertas do efeito sanfona da economia no estado, que entre avanços e retrações, urge por estabilidade e planos concretos e inovadores à produção industrial.