Professores da UFBA deflagram estado de greve
Docentes vão paralisar atividades a partir da próxima segunda-feira (29)
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), deflagaram o estado de greve nesta quinta-feira (25) após assembleia-geral com docentes e responsáveis pela coordenadoria. A greve será iniciada a partir da próxima segunda-feira (29), de acordo com o anúncio feito pela APUB Sindicato (Sindicato dos professores das instituições federais de ensino superior da Bahia). Na votação, foram 210 a favor da greve e 129 contra.
Durante a renuirão, a professora Celi Taffarel, do Departamento de Educação Física, disse que a categoria rejeitou a “proposta do governo de 0% de recomposição” e comentou que é preciso fortalecer o movimento nacional. “Neste momento são mais de 34 federais em greve, inclusive da base da Apub”, iniciou.
Os passos seguintes das mobilizações da categoria ainda estão em debate. Segundo os docentes, eles estão reivindicando reajuste salarial, reestruturação das carreiras do Magistério Superior e EBTT, e recomposição orçamentária das Universidades e Institutos Federais.
“Para pressionar o governo, precisamos, hoje, deflagrar greve, sim. […] No dia 29, a federal da Bahia dará o exemplo para o Brasil e entrará em greve”, finalizou a docente.
O Farol da Bahia entrou em contato com a Universidade para maiores informações sobre a situação, mas até o fechamento desta nota, não obteve retorno.