Professores de universidades Estaduais na Bahia iniciam paralisação de 24h
Ato unificado entre UNEB, UEFS, UESC e UESB é realizado em Salvador, para debater possiblidade de greve
Foto: Reprodução/UNEB
Professores das universidades estaduais baianas paralisaram as atividades nesta quarta-feira (11). Os docentes fizeram um ato no Campus I da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula, em Salvador, às 6h30. Eles reivindicam um plano de recomposição salarial.
A negociação sobre o reajuste se encontra no quarto ciclo de discussão e, a partir das 15h, ocorrerá uma nova reunião do Fórum das Associações Docentes (FAD) com o governo na Secretaria da Educação (SEC). Também está previsto no calendário de mobilização do movimento docente a realização de assembleias no dia 16 de setembro para a discussão sobre a deflagração da greve.
O documento com a proposta do movimento docente, consta que, desde 14 de abril deste ano, representantes governamentais e o Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Fórum das ADs) debatem em reuniões apresentando propostas, afim de chegar a um consenso. As últimas rodadas de assembleias não foram suficientes para alcançar um consenso entre as partes, o Fórum considera as propostas insuficientes.
“O nosso histórico é de muitas perdas e, na disposição de negociar, já flexibilizamos e muito a nossa proposta de índice de reajuste salarial, principalmente se considerarmos todo o cenário e números levantados pelo DIESSE. Mas o que está sendo imposto pelo governo à nossa categoria são condicionantes que nos desrespeitam e desvalorizam. ” Explicou Marcelo Lins, presidente da Associação dos Docentes da UESC (Adusc) e Coordenador do Fórum das ADs.
A avaliação da Adusc é que ter greve ou não dependo do governador. Atualmente as Adusc estão com campanha unificada “E aí, governador Jerônimo, vai ter greve? ” com outdoors e materiais explicativos que dialogam com os públicos internos das universidades e a sociedade baiana sobre o impasse da negociação. A paralisação e mobilização do dia 11 de setembro são convocadas pelo Fórum das ADs, instância que reúne os quatro sindicatos de professoras das Universidades Estaduais Baianas – Associação dos Docentes da UESB (ADUSB), Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB), Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (ADUFS) e Associação de Docentes da UESC (ADUSC).
Na próxima segunda-feira (16) ocorrerão assembleias docentes que discutirão a deflagração da greve, nos seguintes locais e horários:
* Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS): Auditório 2 (Módulo 1), às 16h45;
* Universidade do Estado da Bahia (UNEB): Auditório da ADUNEB – Campus Salvador às 16h40;
* Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC): CÉU (Térreo do Pav. Adonias Filho) às 9h;
* Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB): Auditório da ADUSB – Campus Vitória da Conquista às 16h30.