Programador diz que vídeoclipe de Janet Jackson pode travar computadores
Raymond Chen explica mistério em blog da Microsoft
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O programador da Microsoft, Raymond Chen, publicou no blog de desenvolvedores da empresa uma história que repercutiu nas redes sociais. Segundo ele, um videoclipe da cantora Janet Jackson foi capaz de travar certos modelos de computador. A descoberta de que o vídeo da música “Rhythm Nation” estava causando o problema foi feita por uma fabricante de computadores não informada na publicação.
De acordo com Chen, além de travar certos modelos de computador, o videoclipe também travava laptops dos concorrentes. No blog, Raymond explica que a música contém uma das frequências ressonantes naturais para o modelo de discos rígidos de laptop de 5400 rpm que eram usados pelos fabricantes.
O problema foi resolvido após ser adicionado um filtro personalizado no pipeline de áudio que detectava e removia as frequências “ofensivas” da música durante a reprodução. Segundo ele, o modelo de disco rígido não está mais sendo usado. A música Rhythm Nation foi lançada em 1989 pela irmã de Michael Jackson. Ela é o segundo single do quarto álbum de estúdio da cantora, chamado Janet Jackson’s Rhythm.
Assista: