Brasil

Projeto contra Fake News restringe mensagens em massa no apps

Há regras específicas para contas comerciais

Por Da Redação
Ás

Projeto contra Fake News restringe mensagens em massa no apps

Foto: Reprodução

O projeto de lei das Fake News propõe que as empresas responsáveis por aplicativo de mensagens reforcem as ferramentas para coibir a divulgação de conteúdo em larga escala. O texto define, por exemplo, que listas de transmissão sejam encaminhadas e recebidas apenas por pessoas que estejam identificadas, ao mesmo tempo, em ambas as listagens de contatos de remetentes e destinatários.

O objetivo é "reduzir, de alguma forma, a circulação de notícias potencialmente nocivas e falsas, reduzindo o alcance e o movimento desses conteúdos pelas plataformas de mensageria", afirma o relator da matéria na Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). 

De acordo com o relatório de Silva, cada empresa terá de elaborar um código de conduta com regras para limitar o encaminhamento de mensagens ou mídias para vários destinatários. Além disso, devem restringir as mensagens de contas comerciais para apenas divulgação de seus produtos e serviços. Em caso de desrespeito a essa regra, a empresa responsável pelo aplicativo terá de bloquear a conta.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário