• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Projeto da Lei Marília Mendonça prevê sinalização de linhas aéreas de energia
Brasil

Projeto da Lei Marília Mendonça prevê sinalização de linhas aéreas de energia

Proposta homenageia cantora que morreu em acidente de avião

Por Da Redação
Ás

Projeto da Lei Marília Mendonça prevê sinalização de linhas aéreas de energia

Foto: Jaelson Lucas/Agência de Notícias do Paraná

Aprovado no Senado Federal, o Projeto da Lei Marília Mendonça (4009/21) define critérios para a sinalização das linhas aéreas de transmissão de energia. Segundo a proposta, as torres devem ser pintadas com cores que possibilitem ao piloto de aeronave identificá-las apropriadamente como sinal de advertência. Agora, a proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O texto prevê, ainda, medidas extras de segurança para a sinalização dos suportes instalados em condições que dificultem a visibilidade dos pilotos. Nesses casos, a pintura deve ocorrer, no mínimo, nas duas torres anteriores. Concessionárias e permissionárias de transmissão e distribuição de energia elétrica poderão instalar placas de advertência, de forma complementar à pintura de suportes, e esferas nas linhas de transmissão com cores de advertência, a fim de ampliar a sinalização para o tráfego aéreo.

Se aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), a lei prestará uma homenagem à cantora Marília Mendonça, que morreu no dia 5 de novembro de 2021. O avião em que ela viajava colidiu com redes de transmissão de energia elétrica em Caratinga (MG). “O que podemos fazer nesse momento de consternação, pelo menos, é propor regras para proteger os brasileiros de presenciarem ou serem vítimas de evento futuro dessa natureza”, diz o autor do projeto, senador Telmário Mota (Pros-RR).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário