Projeto de Lei pode reconhecer escolas de samba como manifestação cultural nacional
O PL aprovado pela Comissão de Educação (CE) no ao passado
Foto: Levy Ribeiro/Agência Senado
O Projeto de Lei (PL) 256/2019, de autoria da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), que pode gerar o reconhecimento das escolas de samba como manifestação cultural nacional, aprovado pela Comissão de Educação (CE) no ano passado, pode ser um estímulo para as escolas de samba que, este ano, excepcionalmente, se apresentam ao público desde a última quarta-feira, 20, de abril, e não em fevereiro, no Carnaval.
Em vez de ser cancelado este ano, como aconteceu em 2021, as autoridades conseguiram manter o espetáculo, que foi apenas adiado. o texto foi relatado na CE pelo senador Paulo Paim (PT-RS). A matéria ainda será votada no Plenário do Senado.
Na ocasião da aprovação na comissão, Paim afirmou que não há dúvidas de que as escolas de samba são manifestações de indiscutível importância para a cultura brasileira. Além disso, ele ressaltou a importância das escolas de samba para a economia, com os lucros que geram no Carnaval.
Assim como foi feito na Câmara dos Deputados, Paim sugeriu que a lei que venha a resultar desse projeto seja chamada Lei Nelson Sargento, em homenagem ao cantor, compositor, pesquisador da música popular brasileira e ex-presidente de honra da Mangueira, falecido no ano passado. As informações são da Agência Senado.