• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Projeto exclui sistema de bandeiras tarifárias de energia elétrica da base de cálculo de tributos
Brasil

Projeto exclui sistema de bandeiras tarifárias de energia elétrica da base de cálculo de tributos

A proposta é do deputado Weliton Prado (Pros-MG)

Por Da Redação
Ás

Projeto exclui sistema de bandeiras tarifárias de energia elétrica da base de cálculo de tributos

Foto: Reprodução

O Projeto de Lei 3172/21, em tramitação na Câmara dos Deputados, exclui da base de cálculo de qualquer tributo federal, estadual ou municipal o valor das bandeiras tarifárias de energia elétrica. 

A proposta é do deputado Weliton Prado (Pros-MG), que afirma que o aumento do preço da energia acaba elevando os tributos que incidem sobre a conta de luz, como ICMS (estadual) e Cofins (federal).

Segundo ele, o resultado, é que a população, já sobrecarregada com a inflação e o aumento do desemprego, é obrigada a pagar mais imposto. Prado ainda afirma que o sistema de bandeiras tarifárias não cumpre o seu objetivo, que é dar transparência ao custo real da geração de energia elétrica no Brasil.

Composto por três bandeiras: verde, amarela e vermelha, o sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2013 para indicar se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor devido às condições de geração das usinas hidrelétricas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário