Projeto propõe aumento de pena para crime de estelionato contra mulheres

Iniciativa foi apresentada pelo deputado Dr. Victor Linhalis (Podemos)

Por Da Redação
Ás

Projeto propõe aumento de pena para crime de estelionato contra mulheres

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4366/23 propõe o aumento de um terço ao dobro da pena para o crime de estelionato quando praticado contra mulheres, motivado pela condição de gênero feminino. A iniciativa, apresentada pelo deputado Dr. Victor Linhalis (Podemos), visa incluir essa modificação no Código Penal, que atualmente estipula pena de reclusão de um a cinco anos, além de multa, para esse delito. Vale ressaltar que a legislação já prevê o aumento da pena se o estelionato for cometido contra pessoa idosa ou vulnerável.

Dr. Victor Linhalis justifica a proposta destacando que o estelionato é um dos crimes patrimoniais que mais impactam as mulheres. “Um dos crimes patrimoniais que mais atinge as mulheres é o estelionato, situação em que o agente utiliza artifícios para conquistar a confiança da vítima e induzi-la a erro, obtendo vantagem ilícita em prejuízo de seus bens”, afirma o autor.

O parlamentar argumenta ainda
que a implementação dessa medida se revelará eficaz tanto na prevenção quanto na repressão dos crimes dessa natureza, buscando proporcionar maior proteção às mulheres diante de situações de estelionato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário