Cultura

Projeto Rolê Afro em Salvador será apresentado na próxima quinta (20)

Projeto é voltado para o trade turístico local

Por Da Redação
Ás

Projeto Rolê Afro em Salvador será apresentado na próxima quinta (20)

Foto: Igor Santos/Secom PMS

O Rolê Afro, projeto de fortalecimento e criação de roteiros e pontos de visitação afrocentrados em Salvador, acontece na quinta-feira (20), das 9h às 12h, na Casa Vale do Dendê, no Pelourinho. O projeto é voltado para o trade turístico local, ouvindo representes do setor, mirando a seleção de 30 pontos de visitação e a criação de 10 roteiros de experiências que serão impulsionados pela iniciativa. 

Agências de viagem, operadoras de turismo, guias, empresas de hotelaria, entidades e equipamentos culturais e influenciadores ligados ao turismo estão convidados a participar e devem fazer a inscrição através do link (clique aqui). São 50 vagas disponíveis para a atividade. 

De acordo com Sueli Conceição, fundadora da Àwá Ações Afirmativas e líder do Consórcio executor do Rolê Afro, o encontro funcionará como um grupo de trabalho e contará com metodologia participativa, em que os presentes serão convidados a pensar a sua atuação na cadeia do Afroturismo. “A metodologia é focada no processo de escuta ativa e contará também com grupos focais, com o objetivo de construir coletivamente as ações do Rolê Afro”, completa.  

O evento também terá a participação de Antonio Pita, co-fundador da Diáspora.Black, que apresentará a visão de mercado para esses produtos turísticos afrocentrados e trará um pouco das oportunidades que estão sendo desenhadas no país para os empreendedores que atuam nesse segmento, que envolve toda a economia criativa. Segundo ele, há uma demanda crescente no mercado doméstico e internacional.  

“Salvador está se consolidando como uma referência para o Afroturismo no Brasil, pelo pioneirismo de desenvolver políticas públicas para o segmento. É muito importante que a cidade estimule a criação, promoção e consolidação de novos roteiros e produtos turísticos que valorizem a sua matriz cultural negra e que destaquem o protagonismo da população negra em toda a história da cidade e também no presente, à frente dos negócios e empreendimentos que dão vida e originalidade ao Pelourinho, à música, à gastronomia, ao audiovisual”, afirma. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário