• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Projeto social leva alegria às unidades de saúde de Salvador durante a pandemia
Bahia

Projeto social leva alegria às unidades de saúde de Salvador durante a pandemia

Ação, dirigida pelo ator Luis Lobo, acontece uma vez por mês

Por Ane Catarine Lima
Ás

Projeto social leva alegria às unidades de saúde de Salvador durante a pandemia

Foto: Reprodução/Instagram

Em meio ao momento obscuro de profundas tristezas devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, três colegas desenvolveram um projeto que tem como principal objetivo trazer esperança. O ator Luis Lobo, 44 anos, se caracteriza pelo personagem Vagalume, vestido dos pés a cabeça de verde-limão, para homenagear profissionais em unidades de saúde de Salvador ao lado dos colegas socorristas Adenilton Nascimento, 32 anos, e Alexsandro Andrade, 43 anos. Em entrevista ao Farol da Bahia, Vagalume contou como surgiu a iniciativa e disse que o projeto leva música e palavras de conforto para quem trabalha em um ambiente que, na pandemia, é marcado pelo silêncio.

Segundo ele, o projeto voluntário surgiu no seu último aniversário, no dia 5 de março, e desde então já passou por muitas unidades de saúde em Salvador como, por exemplo, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Luis contou, durante a entrevista, que o personagem Vagalume não é novo e que ele surgiu a partir da vontade dele de trabalhar com a arte levando alegria para as pessoas. “O meu personagem tem três anos. A princípio, surgiu a ideia de sair pelas ruas interagindo, deixando mensagens de motivação, brincando com as pessoas e, no geral, deixando a vida das pessoas mais leve”, disse.

“Eu trabalhava de carteira assinada, em um Shopping de Salvador, mas um dia eu li uma frase que dizia assim: ‘Quando você não luta para construir os seus sonhos, alguém vai te contratar para que você construa o sonho dele’. Essa frase me impactou de tal forma porque eu sempre tive dentro de mim a vontade de viver da arte, mas o medo me impedia de tomar essa atitude. Essa frase me fez pensar no quanto eu trabalhava para os outros e não tinha tempo para mim”, contou.

Ele disse ainda que, após ler a mensagem, se encorajou a levar arte para os ônibus da capital baiana. “Comecei entrando nos ônibus para deixar uma mensagem para os passageiros e comecei a perceber que o que eu estava fazendo era bom para as pessoas e para mim também, principalmente, no sentido financeiro. As pessoas começaram a me dar gorjeta e quando notei estava ganhando até mais do que no meu trabalho de carteira assinada”, completou. 

“Esse trabalho me encanta todos os dias”, disse Luis. Segundo ele, a criação para o personagem Vagalume surgiu quando ele estava em uma estrada escura no interior da Bahia e avistou vagalumes iluminando a estrada. “Mesmo na escuridão eu tento levar luz em palavras e gestos”, afirmou.

A partir desse sentimento, Vagalume e o bombeiro socorrista Adenilton Nascimento se encontraram com o objetivo de valorizar o trabalho de quem tem dado a vida nas unidades de saúde. “Tivemos a ideia de sair com amigos para homenagear o pessoal que está trabalhando na linha de frente da Covid-19, para dar força e estímulo para esses profissionais que estão precisando demais e merecem. Quando a gente faz isso, damos um toque para que os outros façam o mesmo”, disse o bombeiro em entrevista ao Farol da Bahia

“Esses profissionais estão esgotados. O que é mais gratificante para a gente é o retorno que eles dão. Para gente, essa ação é uma forma de inspirar esses profissionais da saúde a terem mais força e revigorar as energias para poderem continuar. Não tem dinheiro que pague essa sensação. Eu me sinto muito grato em saber que estou fazendo a diferença na vida dessas pessoas”, completou.

A enfermeira Jamile França, 29 anos, disse, em entrevista ao Farol da Bahia, que quando avista o verde-limão do personagem Vagalume já sabe que virá um momento de alegria. “Eu e meus colegas estamos cansados, mas momentos como esse que o projeto proporciona nos ajuda a respirar. Me sinto amada e acolhida nesse momento difícil. Sem dúvidas, é um gás para continuar o árduo trabalho no combate à pandemia. Tem muita esperança de dias melhores”, afirmou.

Ação

Na última segunda-feira (12), o projeto foi realizado na Upa dos Barris. Na ocasião, os realizadores do projeto presentearam os profissionais de saúde com chocolates, em lembrança ao mês da páscoa. De acordo com  Adenilton Nascimento, a ação só foi possível porque eles receberam doações. Ele disse ainda que o projeto será realizado uma vez por mês. A próxima ação está prevista para o Dia das Mães. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.