Livro infantil digital traz dicas de como driblar o isolamento social sem sair de casa
'Fica em Casa, Olga', obra de Marinho Freire, está disponível para download
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O isolamento social, medida necessária para conter a disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, trouxe muitas mudanças na rotina, especialmente para quem tem filhos pequenos em casa. Uma forma de manter o período de quarentena mais produtivo e agradável é apostar em livros digitais para crianças. Com a ideia de entreter os pequenos durante o isolamento social, o produtor cultural e jornalista Marinho Freire, pai de Olga, lançou na última quinta-feira (15), o livro digital “Fica em Casa, Olga''.
Embora algumas escolas estejam conseguindo manter as atividades, é interessante usar esse tempo para aproximar a família e garantir momentos de qualidade com os filhos. Uma boa relação ajuda a minimizar os impactos negativos do isolamento, como a ansiedade por não poder sair de casa, a saudade da vida antes da pandemia e a adaptação longe da escola. De acordo Marinho Freire, a obra, que conta com ilustrações da artista visual Rebeca Silva, mãe de Mabel, traz dicas de como driblar o isolamento social sem sair de casa.
“O livro se inspira no cotidiano e desafios das famílias com crianças que estão cumprindo o distanciamento social e se mantendo dentro de casa. A ideia surgiu a partir da minha própria realidade, com minha filha de quatro anos, e a ânsia de criar alternativas para lidar com o tédio, a falta de liberdade e do contato”, explica o autor, que também é produtor do podcast “Papicast”, que trata de paternidades.
“É também um chamado para sermos empáticos num momento tão delicado e atípico, no qual ainda não temos todas as respostas para a pandemia de Covid-19, as suas consequências ou quando poderemos retomar o convívio social”, completa.
Já Rebeca Silva conta que ilustrar o livro foi como pintar a própria realidade. “Eu tinha em casa fotos de quase todas as imagens que o texto trazia, bem como Marinho. Foi sentar e transbordar a minha realidade; pintar a relação, os desafios, as tristezas e exaustão, tanto minhas quanto de minha filha de três anos”, pontua. “Tem sido um misto louco de sentimentos muito intensos e espero que o livro possa servir como um alento de pensar que estamos todos vivendo muitos desafios”,completa.
O livro infantil traz desde dicas de ferramentas educativas gratuitas e sugestões de brincadeiras, como acampar na sala ou ajudar na cozinha e transformar a pia em piscina de espumas para lavar a louça, a momentos de reflexão e acolhimento, destacando o cuidado, troca e amor na relação entre pai e filha. “São pouquíssimos livros infantis protagonizados por um pai e uma filha. Então, a intenção é que o livro seja também um incentivo à paternidade ativa e que sirva de inspiração”, destaca Marinho Freire.
Download gratuito
O link para download do livro “Fica em Casa, Olga'' será enviado via lista de WhatsApp e e-mail. Já a versão em audiobook será disponibilizada no YouTube, Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts, além da possibilidade de baixar o arquivo no site do projeto.