"Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de ministro", diz Cristiano Zanin em posse no STF
A cerimônia aconteceu no plenário da corte nesta quinta (03)
Foto: Reprodução/TV Justiça
Cristiano Zanin tomou posse na tarde desta quinta-feira (3) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), assumindo a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano. A cerimônia foi presidida pela presidente do STF, ministra Rosa Weber e contou com a presença de autoridades, entre elas o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), ministros do Supremo Tribunal Federal, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes, entre outras autoridades.
Como é de praxe nas cerimônias de posse de ministros da Corte, o novo ministro não discursou. Zanin jurou cumprir a Constituição e assinou o termo de posse.
“Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, em conformidade com a Constituição e as leis da República”, jurou.
Ex-advogado do presidente Lula, Zanin teve a nomeação confirmada pelo petista no dia 1 de junho. O Senado aprovou a indicação no dia 21 do mesmo mês. Ele poderá ficar no Supremo até 2050, quando completa 75 anos e deverá se aposentar compulsoriamente.
Quem é Cristiano Zanin?
Em 1999, Cristiano Zanin se formou em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.
Zanin também foi professor de Direito Civil e Direito Processual Civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) e é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da International Bar Association (IBA).
É sócio-efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e associado fundador do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE).
Veja mais aqui: Novo ministro do STF já atuou como advogado de Lula; confira perfil de Zanin