• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Proposta do Senado cria frente parlamentar para apoiar combate ao crime organizado na América Latina

Proposta do Senado cria frente parlamentar para apoiar combate ao crime organizado na América Latina

O objetivo da ação é reprimir o crime transnacional organizado na região, por meio da criação da instituição latina

Por Da Redação
Ás

Proposta do Senado cria frente parlamentar para apoiar combate ao crime organizado na América Latina

Foto: Pedro França/Agência Senado

O Projeto de Resolução do Senado (PRS) que cria a Frente Parlamentar de Apoio à Corte Penal Latino-americana e do Caribe contra o Crime Organizado (Copla), do senador Marcos do Val (Podemos-ES),  está pronto para pauta na CRE.

De acordo com o Senado, a proposta tem como objetivo reprimir o crime transnacional organizado na região, por meio da criação da instituição latina

Como argumento, Marcos do Val disse que o crime transnacional organizado afeta a democracia na região, gerando violência e corrupção, principalmente por meio do tráfico de drogas, armas e pessoas, além da lavagem de dinheiro.

“O combate à impunidade em relação a esses crimes passa pela criação de uma estrutura internacional que complemente a justiça nacional e auxilie as forças de segurança nacionais”, ressaltou.

O relator do projeto, Angelo Coronel (PSD-BA), favorável à aprovação da matéria, classifica a criação da Frente Parlamentar como de “extrema importância para a repressão da criminalidade na região”. Para ele, a adoção de ferramentas e estratégias em nível regional e global é fundamental para combater o crime organizado.

“É evidente que a busca de ações interestatais integradas e eficientes no combate a crimes como os de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e de armas levará à redução da criminalidade interna nos países da região, uma vez que os agentes criminosos se valem de recursos obtidos mediante essas práticas ilícitas transnacionais”, justificou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário