• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Prouni 2023: Inscrições abertas para bolsas de estudo em instituições particulares

Prouni 2023: Inscrições abertas para bolsas de estudo em instituições particulares

Ministério da Educação oferece oportunidade de acesso ao ensino superior através do Programa Universidade para Todos

Por Da Redação
Ás

Prouni 2023: Inscrições abertas para bolsas de estudo em instituições particulares

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) dá início hoje, terça-feira (27), às inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2023. Os estudantes terão até o dia 30 de junho para se inscreverem, e o resultado será divulgado em duas chamadas: a primeira em 4 de julho e a segunda em 24 de julho.  

Para aqueles que não forem selecionados nas chamadas regulares, o programa oferece a possibilidade de participar da lista de espera. Para isso, é necessário manifestar o interesse até 15 de agosto, e a divulgação da lista ocorrerá em 18 de agosto. 

O Prouni é um programa do governo federal que disponibiliza bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de ensino superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Para se inscrever, os candidatos devem ter participado de uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtido uma média mínima de 450 pontos nas notas e não ter zerado a redação. Caso o participante tenha realizado ambas as edições mais recentes do Enem, será considerada a média de notas mais alta.

A renda familiar bruta mensal per capita é um critério importante para a concessão das bolsas. Para ter acesso à bolsa integral, o estudante precisa comprovar uma renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. 

O programa é direcionado aos estudantes que ainda não possuem diploma de nível superior. Professores da rede pública de ensino também podem concorrer a bolsas, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à formação no magistério da educação básica. Nesse caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

Confira o cronograma do Prouni:

- Período de Inscrições: 27 de junho a 30 de junho
- Resultado da 1ª chamada: 4 de julho
- Comprovação de informações da 1ª chamada: 4 a 14 de julho
- Resultado da 2ª chamada: 24 de julho
- Comprovação de informações da 2ª chamada: 27 de julho a 3 de agosto
- Prazo para participar da Lista de Espera: 14 a 15 de agosto
- Divulgação da Lista de Espera: 18 de agosto
- Comprovação de informações da Lista de Espera: 21 a 28 de agosto

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário