Esquema criminoso faz Brasil entrar na rota do tráfico internacional de lixo, diz site
Pesquisa revela plano para trazer 600 mil toneladas de resíduos da Itália
Foto: Reprodução/Pixabay
Um levantamento do portal R7, realizado com base na Lei de Acesso à Informação, mostra que o Brasil entrou na mira dos mercadores de lixo ilegal, tornando-se um destino para resíduos da Europa e dos Estados Unidos. A reportagem revela a existência de um esquema criminoso que movimenta ilegalmente milhares de toneladas de lixo doméstico, industrial e hospitalar entre continentes.
Nos últimos dez anos, o Ibama registrou 106 apreensões. De acordo com os dados do órgão ambiental, foram pelo menos 4.500 toneladas apreendidas de todo tipo de lixo ilegalmente enviado ao Brasil. No entanto, isso é apenas uma pequena parte daquilo que foi identificado e apreendido no país.
Atualmente, a movimentação de resíduos entre países é regulada pela Convenção de Basiléia, que está em vigor desde 1992 e proíbe, entre outras coisas, o envio de lixo doméstico, mesmo que seja reciclável, entre países.
De acordo com o levantamento, o esquema de envio de lixo ilegal para o Brasil segue um padrão, verificado nas apreensões recentes. Uma empresa de lixo reciclável de outro país despacha contêineres de navio para o Brasil como se fosse aparas de papel ou plástico. O destinatário costuma também ser uma empresa de lixo reciclável no país. Em meio ao material vem lixo doméstico ou hospitalar.
Lixo da Itália para o Brasil
Em entrevista à reportagem, uma empresária disse que há um plano para trazer 600 mil toneladas de lixo da Itália para o Brasil. Ela afirma que é lixo doméstico disfarçado em cargas de lixo reciclável. O esquema envolveria empresas brasileiras e italianas.
Se concretizado o plano, o volume de lixo importado será 133 vezes maior que todo o lixo ilegal já apreendido no Brasil. É equivalente ao que a cidade de São Paulo, a mais populosa do país, produz de lixo em um mês. Documentos mostram que o lixo viria de diversas regiões da Itália, incluindo o maior lixão da Europa, o de Malagrotta, que recebe todo o lixo doméstico de Roma e já foi interditado.