"Prova de fogo", diz Barroso sobre democracia diante da ascensão da extrema-direita

Barroso deu as declarações em evento Universidade de Oxford, no Reino Unido

Por Da Redação
Ás

Atualizado
"Prova de fogo", diz Barroso sobre democracia diante da ascensão da extrema-direita

Foto: Antônio Augusto/ Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, declarou neste sábado (22) que o mundo vive uma "prova de fogo" para preservar a democracia diante da ascensão da extrema-direita em diversos países. Ele deu as declarações durante participação em um evento organizado por estudantes brasileiros da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

No decorrer do pronunciamento, o ministro também citou o avanço da desinformação e de discursos de ódio. Para ele, as sociedades civilizadas têm o desafio de fazer com que mentir "volte a ser errado".

"A democracia brasileira viveu uma grande prova de fogo, como o mundo tem vivido uma prova de fogo na preservação da democracia pela ascensão de uma extrema-direita intolerante em muitas partes do mundo, pela utilização dos discursos de ódio e da desinformação como estratégia de atuação política. E, em muitas partes do mundo, pela captura do sentimento religioso, com o uso abusivo em matéria política", ressaltou o magistrado.

O ministro declarou ainda que a democracia tem espaço para todas as correntes político-ideológicas, mas não há lugar para quem "não se disponha a respeitar as regras do jogo e os resultados eleitorais". Para ele, apesar das provas de fogo a que tem sido submetido, o Brasil tem conseguido preservar as instituições democráticas consagradas pela Constituição de 1988.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário