• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Próximo ocupante do Palácio do Planalto poderá indicar 31 magistrados em 10 tribunais

Próximo ocupante do Palácio do Planalto poderá indicar 31 magistrados em 10 tribunais

Bolsonaro afirmou que se for reeleito vai indicar dois evangélicos para o STF

Por Da Redação
Ás

Próximo ocupante do Palácio do Planalto poderá indicar 31 magistrados em 10 tribunais

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com a eleição presidencial deste ano, o ocupante do Palácio do Planalto terá o poder de indicar pelo menos 31 magistrados em 10 Cortes do país, a partir de 2023, segundo um levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo.  

De acordo com a publicação, cinco tribunais regionais federais vão ter movimentação. Isso porque ao menos 15 desembargadores devem se aposentar entre janeiro de 2023 e dezembro de 2026, quando completam a idade limite de 75 anos. 

Há ainda o TRF-6, criado em outubro do ano passado para atuar na jurisdição de Minas Gerais. O novo tribunal terá 18 juízes e ainda está em fase de estruturação. 

Apesar do bom número de vagas, é nos tribunais superiores que os presidenciáveis almejam porque todos querem indicar aliados para promover mudanças no sistema de Justiça. 

Se for reeleito, o presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá indicar os substitutos de Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, que se aposentarão em maio e outubro de 2023, respectivamente.

Em recente conversa com apoiadores, o chefe do Executivo afirmou que se for reeleito pretende indicar dois ministros evangélicos. “Se eu for reeleito, a gente coloca dois (evangélicos) no início de 2023 lá (no STF)”, afirmou Bolsonaro, ao falar sobre a nomeação de André Mendonça, que é pastor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário