• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • PSDB e Cidadania oficializam candidatura de Datena à prefeitura de São Paulo em evento marcado por confusão
Política

PSDB e Cidadania oficializam candidatura de Datena à prefeitura de São Paulo em evento marcado por confusão

Grupo contrário à candidatura do apresentador de TV tentou entrar no plenário da Alesp

Por Da Redação
Ás

PSDB e Cidadania oficializam candidatura de Datena à prefeitura de São Paulo em evento marcado por confusão

Foto: Divulgação/PSDB

José Luiz Datena foi confirmado pelos Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Cidadania, na manhã deste sábado (27), como candidato a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de outubro. 

Jornalista e apresentador de programas policiais na TV, o último deles na Band, Datena tem 67 anos. Ele está afastado da apresentação desde que se lançou pré-candidato. 

O vice da chapa de Datena será José Anibal, do PSDB. A confirmação ocorreu durante convenção partidária na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na Zona Sul da capital paulista.

Confusão

Um grupo do PSDB contrário à candidatura do apresentador de TV tentou entrar no plenário da Alesp, mas foi impedido por outros integrantes da convenção que tinham adesivos escrito "Datena" colados nas roupas. A Polícia Militar (PM) foi acionada e cercou o plenário para permitir a realização da convenção.

De acordo com informações da TV Globo, o ex-presidente do PSDB em São Paulo, Fernando Alfredo, estava no grupo contrário à oficialização de Datena. Fernando também queria se lançar como pré-candidato e disputar as prévias partidárias para decidir quem seria oficializado.

"Estão impedindo que eu saía candidato pelo partido”, disse Fernando. O grupo ficou do lado de fora do plenário e depois seguiu para o lado de fora da Alesp para protestar.
O ex-presidente do PSDB afirmou aos jornalistas que irá registrar um boletim de ocorrência na polícia para informar que foi ferido na mão durante a confusão. Fernando também falou que vai entrar na Justiça com uma ação para impugnar a convenção que definiu Datena e José Aníbal.

Datena não falou com a imprensa ao deixar o plenário. Ele foi até o portão da Alesp para falar com os manifestantes e discutiu com eles. O grupo jogou água e objetos no candidato, que depois entrou no carro e foi embora.

Desistência quatro vezes seguidas

Datena já havia desistido outras quatro vezes seguidas de concorrer a cargos eletivos. Em 2016 ele esteve filiado ao PP para disputar a prefeitura de São Paulo, mas desistiu após denúncias de corrupção contra o partido.

No ano de 2018, o apresentador foi pré-candidato pelo DEM (atual União Brasil) para concorrer a uma vaga ao senado federal, mas desistiu após ser aconselhado por colegas da Band. Na eleição seguinte, em 2020, ele chegou a conversar com políticos sobre a possibilidade de concorrer à prefeitura de São Paulo pelo MDB ou ser vice na chapa com o então prefeito Bruno Covas, que buscava a reeleição e morreu em 2021. Datena desistiu porque teria ouvido um apelo da Band para continuar na TV.

Já em 2022, Datena desistiu de concorrer a uma vaga no senado federal pelo PSC. À época, tinha o apoio do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário