Política

PT da Bahia veta composição com Neto e Bolsonaro

Partido estabeleceu data limite de candidaturas até o dia 3 de abril

Por Da Redação
Ás

PT da Bahia veta composição com Neto e Bolsonaro

Foto: Divulgação

A Comissão Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT-BA) se reuniu nesta terça-feira (07), para discutir e estabelecer estratégias para as eleições municipais que serão realizadas em outubro deste ano.

Além de reafirmar a necessidade de uma definição de candidaturas nos municípios até o dia 3 de abril, o partido proibiu qualquer tipo de associação com Democratas de ACM Neto ou aliados do presidente Jair Bolsonaro.

" É de fundamental importância a defesa das políticas dos governos Wagner e Rui que transformaram a realidade econômica e social do Estado e instauraram a democracia na Bahia, sem prejuízo às dinâmicas políticas municipais e das questões como Educação, Saúde, Infraestrutura, Direitos Humanos e Desenvolvimento Econômico e Social”, diz o comunicado divulgado a todos os filiados do partido.

Também no comunicado, o PT afirmou que “dará principalidade a questão da disputa nacional para enfrentar o bolsonarismo e derrotar, nas ruas e nas urnas, o projeto da ultra-direita, unindo a esquerda e as forças democráticas pela defesa das conquistas dos trabalhadores e do povo”.

Confira a nota na íntegra:

As eleições municipais 2020 tem caráter estratégico para o Partido dos Trabalhadores e para o aprofundamento do nosso projeto de transformação da Bahia. O PT não abrirá mão da defesa da trajetória vitoriosa do partido ao longo destes 40 anos, e de suas principais lideranças, como Lula, Dilma, Wagner, Rui Costa, entre outros.

É de fundamental importância a defesa das políticas dos governos Wagner e Rui que transformaram a realidade econômica e social do Estado e instauraram a democracia na Bahia, sem prejuízo às dinâmicas políticas municipais e das questões como Educação, Saúde, Infraestrutura, Direitos Humanos e Desenvolvimento Econômico e Social, com recorte local,

Paralelamente, o PT dará principalidade a questão da disputa nacional para enfrentar o bolsonarismo e derrotar, nas ruas e nas urnas, o projeto da ultra-direita, unindo a esquerda e as forças democráticas pela defesa das conquistas dos trabalhadores e do povo. Desde 2002 a Bahia tem fundamental importância eleitoral para as candidaturas presidenciais do PT e, em 2020, vamos consolidar nosso papel como principal palanque estadual do PT no Brasil.

As alianças para a constituição de chapas de Prefeitos e Vices serão construídas com os partidos de esquerda e da base aliada ao Governo do Estado, tendo sempre o eixo de  derrotar as forças de sustentação do projeto nacional de Bolsonaro e do projeto estadual do DEM e seus aliados. De forma direta: o PT buscará a constituição de frentes eleitorais municipais tendo como referência a esquerda e os aliados do Governo Rui Costa, sendo interditada as composições com o bolsonarismo e seu aliado local, o carlismo.

Nas cidades que são pólos territoriais ou regionais, o PT organizará nesta fase de pré-campanha a ocupação dos espaços de Rádio, TV, Blogs e demais Mídias e Redes Sociais para a defesa do Partido e do seu legado, da democracia e combater a criminalização dos movimentos sociais feitas pela direita e o conservadorismo. É importante a valorização da construção de Programas de Governo Participativos em todos os municípios, defendendo o legado de nossos governos e seus impactos em cada local, aprofundando o diálogo com os diversos segmentos e forças vivas da sociedade, reforçando o caráter aberto, plural e inclusivo do modo petista de fazer política.

Considerando esses elementos e observando a definição do calendário de eventos e definições com base na direção Estadual e Nacional, o Grupo de Trabalho Eleitoral do PT Bahia orienta:

Prioridade absoluta para montagem da chapa completa de vereadores/as, com critérios de representatividade política e social, com atenção às diversidades, a participação de jovens e aplicando ao pé da letra a cota de 30% de mulheres candidatas, todas engajadas para valer.

A realização de Encontros Territoriais de Tática Eleitoral entre os dias 17 de janeiro e 17 de fevereiro de 2020; e orienta para março a realização do Encontro Estadual de Tática Eleitoral.

Para os Encontros Territoriais de Tática Eleitoral, o GTE vai elaborar e apresentar um conjunto de informações técnicas e políticas que subsidiarão os municípios na construção das eleições tendo em vista as áreas Jurídica, Contábil e Comunicação – sobretudo as Mídias e Redes Sociais. Orientará também as diretrizes para elaboração para os programas de governos e plataformas eleitorais.

Em consonância com resolução da Executiva Estadual e salvo nova definição do Diretório Nacional do PT, orienta que as cidades realizem encontros municipais para definição de tática e candidaturas somente após dia 3 de abril, com vistas a organizar também as convenções municipais. Casos em que haja consenso no município sobre a apresentação de pré-candidaturas majoritárias deverão ser obrigatoriamente submetidos à Comissão Executiva Estadual.

Será considerado a centralidade do debate de tática eleitoral, programa de governo e política de alianças nas cidades em que se realizam eleições em dois turnos (Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista) observando a potencialidade do PT nas referidas disputas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.