Putin estabelece lei marcial nas 4 regiões da Ucrânia anexadas pela Rússia
A resolução foi anunciada durante uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia
Foto: Reprodução/Twitter
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, estabeleceu, nesta quarta-feira (19), a lei marcial em quatro regiões da Ucrânia anexadas em setembro deste ano. Com a medida, a Rússia tem maior controle sobre os territórios de Kherson, Zaporizhzhia, Donetsk e Luhansk.
"Assinei um decreto sobre a introdução da lei marcial nessas quatro entidades constituintes da Federação Russa. Será enviado imediatamente para aprovação do Conselho da Federação, e a Duma do Estado será informada da decisão", afirmou Putin.
A resolução, anunciada enquanto o mandatário discursava em uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia, transforma administrações civis das regiões em militares. De acordo com Putin, a medida deve "salvaguardar instalações criticamente importantes" desses locais.
"As leis constitucionais sobre a admissão de quatro novas regiões na Federação Russa entraram em vigor. O regime de Kyiv, como sabem, recusou-se a reconhecer a vontade e a escolha das pessoas, rejeita qualquer proposta de negociação. Pelo contrário, o bombardeio continua. Os civis estão morrendo", disse Putin, segundo a agência de notícias estatal russa Tass.
A medida sobre a introdução da lei marcial nessas quatro regiões será encaminhada para aprovação pelo Conselho da Federação, órgão russo análogo ao Senado.