Mundo

Putin faz apelo aos russos para que se vacinem contra a Covid-19

Presidente da Rússia, 68 anos, já foi vacinado

Por Da Redação
Ás

Putin faz apelo aos russos para que se vacinem contra a Covid-19

Foto: Getty Images

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu aos russos no último domingo (28), que se vacinem contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo ele, é um gesto "necessário". O presidente, que tem 68 anos, já foi vacinado. 

Até o momento, apenas quatro milhões de russos receberam as duas doses e outros dois milhões a primeira, o que significa apenas 4% da população do país. "Se uma pessoa deseja estar segura, não quer ficar doente e sofrer os efeitos graves de uma doença, então, claramente, o melhor é tomar a vacina", declarou Putin em uma entrevista à televisão pública, reiterando a "necessidade" do ato.

Putin foi vacinado na última  terça-feira (23), de maneira privada. Ao explicar a decisão neste domingo, ele afirmou que não queria "fazer papel de bobo" diante das câmeras. Ele também se negou a revelar a vacina que tomou, mas destacou que todas eram eficazes.

Apesar do sucesso da vacina Sputnik V, aprovada em 56 países, a campanha de vacinação ainda luta para decolar na Rússia, sobretudo por causa da desconfiança de boa parte da população. De acordo com uma pesquisa publicada no início de março pelo Centro Independente Levada, praticamente dois terços do russo acreditam que a Covid-19 é uma "arma biológica" desenvolvida pelo homem e 62% dos entrevistados não pretendem ser vacinados.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário