Quais cuidados tomar com o carro durante a pandemia? Confira
Higienização, lavagem e precaução são palavras de ordem nestes tempos
Em alguns estados brasileiros uma reabertura gradual do comércio e estabelecimentos faz o uso do automóvel voltar a ser frequente. No entanto autoridades de saúde como a OMS (Organização Mundial de Saúde) alertam que os cuidados com o contágio do coronavírus devem ser tomados especialmente neste ambiente. Uso profissional? Compromissos? Veja como usar o automóvel tomando cuidados específicos uma vez que a pandemia ainda não deu sinais de recrudescimento:
Se o carro é de uso pessoal não é preciso higienizar com tanta frequência. É importante lembrar que o vírus não viaja pelo ar.
Ao ir com o carro para qualquer compromisso é importante lembrar de levar máscara e manter um frasco de álcool gel. Eles serão úteis até porque todos os estabelecimentos tem exigido uso de máscara.
Especialmente na Bahia desde 17 de abril é obrigatório dirigir de máscara mesmo se estiver sozinho. Em táxi e carros de aplicativo é obrigatório e igualmente recomendável bem como no transporte público.
Ao estacionar o carro em um supermercado ou shopping lembre de tranca-lo e ao retornar é desejável higienizar a maçaneta de abertura. Se isso não for feito ao entrar no veículo usar o álcool gel é necessário. Também é importante lembrar que não basta encostar em uma superfície contaminada para contrair o vírus.
Ao entregar o carro a um manobrista é importante fazer a higienização posteriormente quando o veículo for devolvido: higienizar maçaneta, volante e alavanca de câmbio é altamente recomendável.
Ao fazer isso evite usar álcool comum porque ele resseca o plástico do acabamento do carro. Use álcool isopropílico ou álcool 70% ou ainda um produto apropriado de limpeza com detergente.
Muita gente gosta de lavar o carro e mantê-lo brilhando. Vale lembrar que especialmente em tempos de pandemia manter o veículo aspirado e higienizado é ainda mais importante nestes tempos de pandemia.