Decoração

Que tal decorar suas ceias de final de ano com flores comestíveis?

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Que tal decorar suas ceias de final de ano com flores comestíveis?

As comemorações de final de ano, como o Natal e o Ano Novo, estão se aproximando e, com elas, as atenções e expectativas em relação ao preparo das ceias. Para deixar seus pratos mais especiais, uma ótima opção é decorá-los com flores comestíveis. Além de levar mais cor e vida para a sua ceia, essas plantinhas têm sabores únicos e deliciosos. 

Vale ressaltar que nem toda flor é comestível, algumas são consideradas tóxicas. Por isso, a melhor maneira de aproveitar as flores comestíveis é cultivando-as em casa, para ter a certeza de estar consumindo um produto saudável, seguro e livre de agrotóxicos. Elas vão embelezar seus pratos, e também o cantinho onde escolher plantá-las. 

Algumas espécies têm um cuidado bem simples e são muito versáteis, podendo ser utilizadas no preparo de geleias, doces, saladas ou, até mesmo, nos pratos principais.

Não tem certeza por onde começar? A Tramontina dá algumas dicas de espécies que podem ser cultivadas e consumidas em casa e a melhor maneira para cuidar de cada uma.

 

  • Amor-perfeito: A ampla variedade de cores da espécie Viola tricolor, até mesmo em uma única flor, tornam sua presença notável quando plantada em vasos! As flores do amor-perfeito formam-se no inverno e primavera, e, no verão, normalmente cessam. Porém, em regiões de clima mais ameno, pode ser considerada uma flor perene. Na hora de plantar em jardins externos e canteiros, opte por maciços densos, como espécie de forração. Além disso, ela cresce melhor quando cultivada à meia-sombra, protegida do sol forte, em terra fértil, rica em húmus.

  

 

  • Capuchinha: Classificada como planta trepadeira, de hábito herbáceo, a Tropaeolum majus floresce na primavera e verão, nas cores alaranjado, amarelo, vermelho, rosa e creme. Com sabor picante, é uma ótima opção para incrementar saladas frescas. Apesar de se espalharem sobre o solo, ficam muito bonitas em vasos, pois preenchem toda a superfície. O cultivo da Capuchinha é simples, sem demandar muitos cuidados e com brotação e florescimento rápidos, por isso, fique à vontade para podar e utilizar as flores e as folhas em seu prato!

  •  

 

  • Hibisco: Originário do continente asiático, o Hibiscus rosa-sinensis apresenta uma flor ornamental avermelhada e de maior porte. Pouco exigente em cuidados e com ciclo de vida longo, o hibisco floresce especialmente na primavera e no verão. Por ser uma planta alta, alcançando 2 a 3 metros de altura, as podas além de fazerem parte de sua manutenção (retirada de galhos secos e mal posicionados), podem contribuir para manter o pequeno porte da planta, sendo possível, dessa maneira, cultivá-la em vasos. 

 

  • Tagete: A Tagetes patula, popularmente conhecida como cravo da índia, é uma planta de origem mexicana e de pequeno porte. Na culinária, é reconhecida por conta do seu sabor amargo. Apesar disso, é comestível e utilizada em saladas, pães, molhos e até em bolos. Adicionar ela em sua horta pode ser bem interessante, pois além de ser comestível e embelezar os canteiros, serve de repelente contra a mosca branca e os pulgões e também protege o solo contra nematóides. É fácil de cultivar e pode se desenvolver tanto em canteiros como em vasos.

 

 

  • Violeta perfumada: Delicada, a Viola odorata é muito popular como planta ornamental. Ela se desenvolve preferencialmente à meia-sombra em solos úmidos e ricos em matéria orgânica. Neste caso, os vasos autoirrigáveis são uma ótima opção para que sua planta fique sempre hidratada. Além de não ocupar muito espaço, a violeta é fácil de cultivar, sendo uma excelente espécie para se ter dentro de casa. 

 

Agora que você já tem as dicas de como cuidar e plantar suas flores comestíveis, é só soltar a imaginação e criar belos pratos, fazendo bonito na sua ceia de Natal. Afinal, comida também se come com os olhos!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.