Quênia demonstra favoritismo e domina pódio na 95ª Corrida de São Silvestre
No masculino, vencedor bateu o recorde
Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com
A tradicional corrida de São Silvestre, que aconteceu na manhã desta terça-feira (31), teve uma emoção peculiar nos metros finais da prova masculina. O queniano Kibiwott Kandie ultrapassou o estreante de Uganda, Jacob Kiplimo e venceu a 95ª edição da competição, em São Paulo. O campeão realizou o percurso em 42min59s, quebrando o recorde da prova. Tal marca era de Paul Tergat, de 1995, de 43min12s.
Os dois atletas africanos disputaram as primeiras posições durante toda a prova, alternando a liderança. O jovem estreante na São Silvestre, de 19 anos, o ugandense Kiplimo mostrava segurança e por diversos trechos se distanciava do segundo colocado, o queniano Kandie. O pódio africano foi completado por Titus Ekiru, do Quênia, com 43min54s. O brasileiro Daniel Ferreira do Nascimento terminou a prova em décimo primeiro, com o tempo de 46min32s.
Na disputa feminina, Brigid Kosgei, do Quênia, atual recordista mundial da maratona, confirmou o favoritismo e venceu a prova com o tempo de 48min56s. O segundo e terceiro lugares ficaram com Sheila Chelangat, do Quênia, e Tisadk Nigus , da Etiópia. A brasileira mais bem colocada foi Graziela Zarri, terminando a prova em 11º com 54min56s.