Questões do ENEM já estão prontas e seguem para próxima fase de produção
A previsão é de que todas as provas estejam impressas em 17 de junho

Foto: Arquivo/Agência Brasil
A autarquia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entregou o arquivo com as questões do exame para a próxima fase da criação da prova na última sexta-feira (28). Antecipando o cronograma, que previa o envio na segunda-feira (1), a prova segue para o setor de diagramação e em seguida impressão, onde estas devem ser impressas até o dia 17 deste mês.
Segundo informações do presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, os responsáveis pela criação da prova estão 3 dias adiantados e continuam seguindo o cronograma.
Problemas na criação do exame
Substituições no Inep e a decretação de falência da empresa RR Donnelley, que era detentora do contrato para a impressão do Enem, causaram insegurança sobre a realização do exame. A gráfica foi substituída pela Valid S.A., a segunda colocada na licitação realizada em 2016, garantindo a impressão das provas.
Camilo Mussi afirma que apesar dos contratempos, conseguiram entregar as questões do exame adiantados. Segundo ele, a segurança e confidencialidade da prova continuam sob sigilo “Todos que têm algum contato com as questões da prova, desde servidores do Inep até funcionários da gráfica, assinam um termo de sigilo que tem cláusulas penais, o que permite que o Inep, ocorrendo um vazamento, possa puni-los de acordo com o Código Penal”.
A partir do dia 24, as provas começarão a ser expedidas e armazenadas para, a partir do dia 3 de outubro, serem distribuídas. O exame será aplicado nos dois primeiros domingos de novembro, dias 3 e 10, consecutivamente.