• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Rachadinha: Deputado Eduardo Bolsonaro solicita esclarecimentos de ex-assessores de André Janones
Brasil

Rachadinha: Deputado Eduardo Bolsonaro solicita esclarecimentos de ex-assessores de André Janones

Requerimento foi protocolado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara

Por Da Redação
Ás

Rachadinha: Deputado Eduardo Bolsonaro solicita esclarecimentos de ex-assessores de André Janones

Foto: Divulgação

O deputado federal Eduardo Bolsonaro apresentou um requerimento à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara, solicitando esclarecimentos dos ex-assessores de André Janones, Cefas Luiz Paulino e Leandra Guedes Ferreira, em relação a um alegado esquema de rachadinha. O pedido, que agora está sob análise da comissão presidida por Bia Kicis, pode resultar em uma convocação caso os ex-assessores optem por não comparecer voluntariamente.

A iniciativa de Eduardo Bolsonaro vem em resposta às denúncias feitas por Cefas Paulino, que alega que parte dos salários dos assessores era recolhida em dinheiro e entregue ao deputado Janones. Leandra Guedes, atual prefeita de Ituiutaba (MG) e supostamente responsável pelo recolhimento, nega ter conhecimento da prática de rachadinha no gabinete de Janones.

No documento protocolado, Eduardo argumenta a necessidade de esclarecimentos sobre os atos de Janones, destacando a possibilidade de caracterização da prática de improbidade administrativa ou crime de corrupção. As acusações ganham relevância diante da gravação de Janones em 2019, na qual ele solicita parte dos salários dos assessores para recompor seu patrimônio, afetado durante sua campanha para prefeito de Ituiutaba em 2016.

Na gravação, Janones propõe a criação de uma "vaquinha" entre os assessores, visando arrecadar fundos para a campanha de 2020. O desenrolar desse episódio levou o Partido Liberal (PL), ao qual Eduardo Bolsonaro é filiado, a requerer a cassação do mandato de Janones na Câmara, uma medida que agora aguarda análise no Conselho de Ética, presidido por Lomanto Junior.

Com a composição majoritariamente bolsonarista da CFFC, espera-se que o requerimento de Eduardo Bolsonaro seja votado e aprovado em breve, sinalizando o início de uma possível investigação sobre as alegadas irregularidades no gabinete de André Janones.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.