Rayane da Silva garante primeiro ouro do Brasil no Mundial de Atletismo paralímpico
Brasileira participa pela primeira vez da competição
Foto: Alê Cabral/CPB
Raylane Soares da Silva estreou com o pé direito no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, na tarde desta quinta-feira (7), em Dubai, nos Emirados Árabes. Com o resultado, a brasileiro conquistou a primeira medalha para o Brasil na competição, e logo de ouro. De brinde, ela assegurou vaga nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio.
A brasileira venceu a final dos 400m da classe T13 (destinada a competidores com baixa visão) registrando tempo final de 57s30, na frente da portuguesa Carolina Duarte (prata com 57s46) e da ucraniana Leilia Adzhametova (bronze com 57s55).
Rayane, de 22 anos, registrou a melhor marca da carreira, garantindo o ouro. A brasileira participa pela primeira vez de um Campeonato Mundial de atletismo paralímpico. Nas eliminatórias realizadas na manhã desta quinta-feira (7), ela também havia sido destaque com marca de 57s84.
Segundo Rayane ela não enxerga com o olho esquerdo, já no direito menos de 50% da visão é afetada. Contudo, as limitações não a impediram de evoluir no atletismo mundial. Já neste ano, ela participou dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, e agora conquista um enorme feito ao se sagrar campeão mundial e garantir uma vaga em outra grande competição do tamanho de uma Olimpíada.