Real digital: Banco Central dá início a projeto-piloto da futura moeda virtual oficial do país
Fase de desenvolvimento e testes está prevista para durar até fevereiro de 2024
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O Banco Central do Brasil anunciou nesta segunda-feira (6), que deu início ao projeto-piloto do real digital, a futura moeda virtual oficial do país. O teste será realizado em ambiente simulado, não envolvendo transações e valores reais. De acordo com a instituição, o acesso será restrito a instituições financeiras autorizadas pelo BC. Essas instituições ainda serão escolhidas e participarão do piloto a partir de maio.
Durante o projeto-piloto, será simulada a participação de usuários finais por meio de depósitos codificados (tokenizados) do real digital. A fase de testes contará ainda com a simulação da compra e venda de títulos públicos, em parceria com o Tesouro Nacional.
Esse será uma das utilidades da nova versão da moeda brasileira, ou seja, será possível futuramente comprar e vender títulos públicos usando o real digital. A plataforma escolhida pelo Banco Central para testar o real digital foi a Hyperledger Besu.
Cronograma
A fase de desenvolvimento e testes está prevista para durar até fevereiro de 2024. A partir de março do ano que vem, está prevista uma etapa de avaliação antes do lançamento ao público. A expectativa é que a moeda seja lançada ao público até o fim de 2024, conforme já antecipado pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto.
Real Digital
Na prática, o real digital será uma extensão do real que existe hoje. Será emitido pelo Banco Central e custodiado pela autoridade monetária.
O principal foco será para uso em transações financeiras, apesar de ter outras aplicabilidades, inclusive podendo ser convertido e sacado em papel-moeda.