Receita deve liberar consulta ao quarto lote de restituição em 24 de agosto
Cerca de 36,3 milhões de declarações foram eviadas neste ano

Foto: Agência Brasil
A Receita Federal deve liberar a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022 no dia 24 de agosto, uma semana antes do prazo para o depósito na conta do contribuinte, que será feito no dia 31. Neste ano, a restituição do imposto é paga em cinco lotes. Os três primeiros foram pagos em 31 de maio, 30 de junho e 29 de julho.
No geral, a Receita recebeu 36,3 milhões de declarações em 2022 e, devido ao número recorde, deverá pagar a restituição a 61% dos contribuintes (cerca de 22,1 milhões de pessoas) até o fim do calendário de restituição. Para consultar quando vai receber a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em "Consultar a Restituição".
Veja abaixo o calendário:
1º lote de restituição - pago em 31 de maio
2º lote de restituição - pago em 30 de junho
3º lote de restituição - pago em 29 de julho
4º lote de restituição - pagamento será em 31 de agosto
5º lote de restituição - 30 de setembro
Quem recebe?
De acordo com a Receita, recebem a restituição primeiro as pessoas que têm prioridade legal: contribuintes idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Depois das prioridades, as restituições são pagas de acordo com a data de envio da declaração. Quanto entregou mais cedo, recebe antes. Até o momento, a Receita pagou os contribuintes que enviaram a declaração até 3 de maio.