Receita deve liberar consulta ao quarto lote de restituição em 24 de agosto

Cerca de 36,3 milhões de declarações foram eviadas neste ano

Por Da Redação
Ás

Receita deve liberar consulta ao quarto lote de restituição em 24 de agosto

Foto: Agência Brasil

A Receita Federal deve liberar a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022 no dia 24 de agosto, uma semana antes do prazo para o depósito na conta do contribuinte, que será feito no dia 31. Neste ano, a restituição do imposto é paga em cinco lotes. Os três primeiros foram pagos em 31 de maio, 30 de junho e 29 de julho.

No geral, a Receita recebeu 36,3 milhões de declarações em 2022 e, devido ao número recorde, deverá pagar a restituição a 61% dos contribuintes (cerca de 22,1 milhões de pessoas) até o fim do calendário de restituição. Para consultar quando vai receber a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em "Consultar a Restituição". 

Veja abaixo o calendário:

1º lote de restituição - pago em 31 de maio
2º lote de restituição - pago em 30 de junho
3º lote de restituição - pago em 29 de julho
4º lote de restituição - pagamento será em 31 de agosto
5º lote de restituição - 30 de setembro

Quem recebe?

De acordo com a Receita, recebem a restituição primeiro as pessoas que têm prioridade legal: contribuintes idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Depois das prioridades, as restituições são pagas de acordo com a data de envio da declaração. Quanto entregou mais cedo, recebe antes. Até o momento, a Receita pagou os contribuintes que enviaram a declaração até 3 de maio.
 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário