Receita Federal alerta para tentativas de golpes em contribuintes que enviaram declaração do IR
Órgão pede que vítimas fiquem atentas às mensagens recebidas e não cliquem em links suspeitos
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Desde o prazo final para o envio da declaração do Imposto de Renda, no dia 31 de maio, a Receita Federal vem recebendo denúncias sobre tentativas de golpes que usam seu nome. O órgão já emitiu três alertas sobre mensagens falsas, que informam sobre erros na declaração, malha fina e restituição de imposto.
Os golpistas têm aproveitado da boa-fé dos contribuintes e, para dar veracidade aos falsos comunicados, usam a mesma aparência, linguagem e termos da Receita Federal, o que confunde as vítimas.
Por isso, a orientação é ficar atento às mensagens recebidas, por e-mail ou SMS, e procurar nelas pistas de que sejam fraudulentas. A precaução é a principal forma de inibir essas práticas, desestimulando os golpistas a continuar com as armadilhas virtuais. Além disso, entender o mecanismo de cada golpe e/ou fraude é importante para não ser mais uma vítima.
A Receita orienta os contribuintes que receberem esse tipo de mensagem a que não clicarem em links suspeitos e nem fornecerem informações pessoais. Com as mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet tentam obter informações fiscais, cadastrais e financeiras, ou instalar programas que captam e enviam dados pessoais.