Economia

Receita Federal antecipa pagamento de lotes do Imposto de Renda

Contribuinte receberá declaração pré-preenchida

Por Da Redação
Ás

Receita Federal antecipa pagamento de lotes do Imposto de Renda

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Receita Federal divulgou um cronograma nesta quarta-feira (19) onde avisa que vai antecipar o pagamento dos lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O A restituição é normalmente paga em sete lotes, de junho a dezembro, mas agora será de maio a setembro.

Ainda segundo o planejamento, o primeiro lote será pago em 29 de maio e os demais acontecerão em 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro. Também a partir de 2020, o próprio programa gerador da declaração do Imposto de Renda fornecerá a declaração pré-preenchida para os contribuintes com certificação digital.

Outra novidade é a realização de doações de até 3% do imposto devido a fundos controlados pelos conselhos municipais, estaduais e nacionais do idoso diretamente na declaração anual. Instaurada pela Lei 13.797/2019, a novidade vale para declarações a partir de 2020.

A Receita também ampliou o prazo para o contribuinte agendar o débito automático da primeira cota ou cota única do imposto. Até o momento, quem entregava a declaração até o fim de março tinha direito ao agendamento. A partir deste ano, a funcionalidade estará disponível para quem transmitir o documento até 10 de abril. O prazo de entrega da declaração começará às 8h de 2 de março e irá até as 23h 59m 59s de 30 de abril.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário