Receita paga último lote de restituições do Imposto de Renda 2023 nesta sexta-feira (29); saiba como consultar
Mais de um um milhão de contribuintes serão contemplados nesta etapa

Foto: Agência Brasil
A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (29), o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Ao todo, 1.261.100 contribuintes vão receber R$ 1,96 bilhão de crédito bancário, segundo o Fisco.
Desse total, cerca de R$ 507 milhões serão pagos a contribuintes que têm prioridade no recebimento, como idosos e portadores de deficiência. Além deles, entram na lista de contribuintes prioritários aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério e também quem utilizou a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição via PIX.
Confira os prioritários:
- 7.402 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 57.572 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 6.847 contribuintes com deficiência física/mental ou moléstia grave;
- 19.864 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; e
- 141.577 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
- 1.027.838 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro de 2023
O valor depositado no 5º lote terá uma correção de 4,28%, considerando a taxa básica de juros, Selic, acumulada do mês seguinte ao prazo final da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.
Como consultar
Para verificar a possibilidade da restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal na internet e selecionar a opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, é necessário clicar em “Consultar a Restituição”.
Se a mensagem exibida for "em fila de restituição", significa que o contribuinte está aguardando o pagamento e que, dificilmente, receberá o valor. Já a mensagem "enviado crédito para o banco" indica que o contribuinte foi contemplado e receberá o dinheiro.