Reclamações contra empresas aéreas dobram no 1ª trimestre de 2022
Principal queixa são atrasos e dificuldades de reembolso
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Um levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, apontou que as reclamações contra as companhias aéreas quase dobraram no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2021.
Entre janeiro e março deste ano foram registradas 43.605 queixas contra as empresas de aviação civil, enquanto nos três primeiros meses de 2021, que foram 22.458 registro, um crescimentos de 94%.
A pesquisa mostra que o principal problema que leva os usuários a reclamar são atrasos e dificuldades de reembolso, com 35.590 queixas. Em segundo lugar, aparece o cancelamento de voos e, em terceiro, a oferta não cumprida ou o serviço não fornecido.
De acordo com a Senacon, o índice de solução das reclamações deste ano tem sido de 70,88% e o tempo de resposta leva, em média, seis dias. O órgão concluiu, após uma avaliação mais apurada sobre as companhias aéreas, que também há dificuldade de comunicação entre as empresas e os consumidores.