Reclamações contra instituições financeiras disparam na pandemia
Dados são do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
As reclamações contra instituições financeiras aumentaram, de acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Foram 320.887 reclamações em 2020 ante 189.849 em 2019.
O registro das queixas contra os bancos, financeiras ou administradoras de cartão teve aumento de 69% e 72%, respectivamente, em cada uma das plataformas.
“Os abusos praticados durante a pandemia demonstram o desrespeito ao consumidor, principalmente no contexto da crise sanitária e econômica sem precedentes que nos assola. A população sofre com a crise, com a diminuição de renda e com o isolamento social. Nesse momento, torna-se mais necessária a atuação de instituições financeiras responsáveis”, avaliou a economista e coordenadora do programa de Serviços Financeiros do Idec, Ione Amorim.
No ranking do Banco Central, houve aumento de 56% nos registros de reclamações sobre as operações classificadas como oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada, passando de 9.010 para 14.049.