Reclamações sobre transporte aéreo ultrapassa marca de 112 mil e já é maior que 2021
Principais motivos de queixa dos consumidores são reembolso e atrasos de voos
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
As reclamações sobre o transporte aéreo no Brasil registradas até novembro deste ano totalizou 112.803. O número é maior que o observado durante todo o ano de 2021, quando alcançou 101.661. Os dados são da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Em relação somente ao período entre janeiro e novembro, houve um aumento de 27,35% em 2022. As reclamações foram regiostradas através da página consumidor.gov.br, serviço público do governo federal para solução de conflitos pela internet.
As principais causas de reclamações foram a dificuldade ou atraso na devolução de valores pagos e reembolso (27.648); cancelamentos de voos (9.991); demanda não resolvida pelas empresas (9.437); ofertas não cumpridas e publicidade enganosa (9.042); além de cobrança indevida ou abusiva para cancelar ou alterar contrato (5.802).