Recuperação de Crédito no Brasil atinge 77,5% em novembro, aponta levantamento
Maior percentual de quitação de débitos em 12 meses reflete estabilidade econômica e programas de incentivo
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Conforme o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, 77,5% das contas negativadas em novembro foram regularizadas ou renegociadas por consumidores inadimplentes em até 60 dias do mês de referência, marcando o maior índice dos últimos 12 meses.
O destaque nas quitações foi para os débitos superiores a R$ 10.000, com uma taxa de 91,1%, enquanto as dívidas de até R$ 500 registraram uma incidência menor, atingindo 71,0%.
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, "No segundo semestre de 2023, a diminuição das taxas de juros e da inflação proporcionou aos consumidores a chance de saldar suas dívidas em atraso, resultando em uma maior estabilidade nos índices de inadimplência. O programa Desenrola do Governo Federal também incentivou os cidadãos brasileiros a regularizarem suas pendências financeiras".
No recorte por setores das dívidas, "Bancos/Cartões" recebeu a maior taxa de pagamentos, alcançando 86,0%.
Os consumidores do estado de Sergipe se destacaram na recuperação de crédito, conquistando o primeiro lugar no ranking por Unidades Federativas (UFs) do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, com 83,2% dos encargos pagos em até 60 dias da negativação ocorrida em novembro. Na sequência, estavam Acre com 81,9%, Rio Grande do Sul com 81,2% e Paraná com 81%.