Rede de perfumaria e cosméticos L'Occitane fecha 39 lojas no Brasil
A informação sobre os encerramentos consta de apresentação feita a analistas pela direção global da empresa em novembro
Foto: Reprodução/ Facebook
Em 2020, 39 lojas da rede de perfumaria e cosméticos L’Occitane fecharam em mais de 90 países com faturamento de cerca de € 1,7 bilhão ao ano. O número equivale a 12% da base de pontos de venda do grupo no mercado brasileiro e 20% das lojas da marca no Brasil, segundo o site Valor. A informação sobre os encerramentos consta de apresentação feita a analistas pela direção global da empresa em novembro.
Lançada em 2013, a cadeia de lojas L’Occitane au Brésil existe apenas no país e foi criada para ser mais acessível ao consumidor local, concorrendo mais diretamente com linhas de produtos da Natura e do Boticário. A multinacional ainda tem por aqui unidades da L'Occitane en Provence, que operam separadamente da L’Occitane au Brésil e não tiveram unidades fechadas.
No total, existem 157 lojas no país da L’Occitane au Brésil atualmente.
A companhia no Brasil confirma os fechamentos, como reflexo de uma reestruturação global iniciada antes da pandemia da covid-19. A reorganização teve foco na interrupção de negócios ou unidades que operavam no prejuízo pelo mundo, disse aos analistas o CEO global do grupo, Reinold Geiger.
De março a dezembro, segundo relatório de vendas publicado na semana passada pelo grupo, as vendas líquidas no Brasil caíram 43%, para € 27,4 milhões. Em moeda local, a queda é de 20%, a segunda maior entre os nove países citados no relatório. A participação do Brasil nas vendas do grupo caiu de 3,7% para 2,3%.