Rede Sustentabilidade pede ao STF que afaste Pazuello da Saúde
Documento também citou sobre a postura do presidente Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução/ Agência Brasil
O partido Rede Sustentabilidade pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, o afastamento do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A justificativa apresentada foi a condução política de enfrentamento da pandemia do coronavírus no Brasil.
"Diversos equívocos, incluídos os de logística, na condução das atividades ministeriais durante a pandemia do Coronavírus, que, infelizmente, causaram a morte de mais de 210.000 cidadãos brasileiros, sendo que alguns não tiveram sequer a chance de lutar pela vida, por não terem oxigênio", alegou o partido.
Em outro trecho, a solicitação ainda destacou a postura do presidente Jair Bolsonaro e os "nítidos equívocos de planejamento quanto à aquisição dos insumos".
"Foram seringas não compradas à espera da providência quase divina de que Estados e Municípios tivessem estoque suficiente; foi oxigênio não fornecido tempestivamente para o Estado do Amazonas, o que ocasionou uma situação caótica na semana passada, com centenas de pessoas morrendo, literalmente, asfixiadas", diz o documento.
Outros dois pedidos também foram feitos ao ministro. O primeiro para que o governo federal especifique o estoque de oxigênio disponível no Brasil, em especial no Note. E o segundo é que o governo também apresente, em até 24 horas, um planejamento para entregar oxigênio aos estados da Região Norte, além de fazer um "provisionamento" para que o produto dure 30 dias.