Redução de mortes em intervenções policiais é registrada na Bahia no primeiro semestre de 2023
Números absolutos de casos com resultado morte diminuíram em relação ao ano anterior
Foto: Alberto Maraux
A Bahia registrou uma redução de 5,8% nos casos de intervenção policial com resultado morte no primeiro semestre de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior. De acordo com os órgãos da Secretaria da Segurança Pública, foram contabilizados 763 casos este ano, contra 810 em 2022.
A tendência de queda também foi observada na capital baiana, que fechou os primeiros seis meses com diminuição de 16,9%. A polícia registrou 217 casos este ano, contra 261 no ano anterior.
Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a queda foi ainda mais significativa, atingindo 29,6% no primeiro semestre de 2023. Em números absolutos, foram 50 intervenções neste ano, enquanto no primeiro semestre de 2022 ocorreram 71 ocorrências.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou os investimentos em capacitação e protocolos de atendimento, enfatizando o compromisso com a preservação da vida. Ele ressaltou que as forças de segurança seguem rigorosamente o que determina a lei em suas ações.
Além disso, Marcelo Werner informou que cerca de dois mil novos policiais e bombeiros foram contratados no primeiro semestre de 2023, e que até o final de 2024, serão 4.500 novos servidores para as polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros.