Reforma no Alvorada já foi causa de escândalo do governo Lula

Obras no Palácio da Alvorada já foram utilizadas como discurso político

Por Da Redação
Ás

Reforma no Alvorada já foi causa de escândalo do governo Lula

Foto: Agência Brasil

Após a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Janja Lula da Silva, mostrar em rede nacional como ficou o estado de descuido do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, depois dos quatro anos do governo Bolsonaro, volta a memória dos brasileiros as inúmeras reformas feitas no prédio com o passar dos mandatos, uma delas mais tarde seria alvo de operação da Polícia Federal. 

A edificação histórica começou a apresentar problemas estruturais ainda no governo Fernando Henrique Cardoso. O Banco do Brasil orçou à época uma reforma no prédio, mas ela nunca aconteceu. A primeira-dama, Ruth Cardoso, evitou festas ou mudanças bruscas.

No primeiro mandado de Lula, o jardim do Alvorada virou assunto nacional quando a primeira-dama Marisa Letícia, mandou fazer, em 2004, um canteiro em forma de estrela de sálvias vermelhas no jardim. A oposição acusou o casal de adotar um símbolo partidário num prédio público – outro idêntico foi feito na Granja do Torto.

O caso mais polêmico, aconteceu no segundo mandato, quando o presidente decidiu revitalizar a piscina do palácio. Anos depois, em 2018, uma investigação da Polícia Federal apontou que a reforma do fundo da piscina teria sido feita pela construtora Odebrecht, sem contrato e publicidade. A obra era para a melhoria de um bem público, mas as gravações trouxeram dor de cabeça para Lula por mostrar que ele era tratado como pessoa próxima do presidente da empresa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário