Reforma tributária sobre a renda será enviada em 2 meses, afirma Haddad
Ministro da Fazenda disse que reforma tributária sobre a renda estará amadurecida no governo nos próximos 60 dias
Foto: Diogo Zacarias/MF
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que a reforma tributária sobre a renda, a segunda etapa da mudança nas regras tributárias, será encaminhada em dois meses nesta quinta-feira (22).
“É muito provável que ela chegue ao Congresso esse ano, eu diria que seguramente nos próximos 60 dias. Se o presidente entender que pode antecipar, mas penso que a discussão estará amadurecida dentro do governo nos próximos 60 dias”, disse Haddad a jornalistas.
O ministro acrescentou que não há intenção de usar essa reforma para fechar o Orçamento de 2025. O projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) do ano que vem será apresentado na próxima semana, possivelmente na sexta-feira (30).
“Nós não temos a intenção de usar a reforma da renda para fechar o orçamento. É outra matéria que saiu agora à tarde e tanto do ponto de vista do consumo quanto do ponto de vista da renda a reforma global dos tributos no Brasil tem um compromisso do governo de estabilidade da arrecadação. Ela não cai e não sobe”, salientou.
De acordo com ele, qualquer acréscimo que no futuro venha acontecer de imposto sobre renda vai ser compensado com a redução do imposto no consumo.