Economia

Registro de consumidores inadimplentes subiu 20% em 2022

Indicador da Boa Vista aponta que a inadimplência segue em alta no país e cenário é desafiador em 2023

Por Da Redação
Ás

Registro de consumidores inadimplentes subiu 20% em 2022

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

De acordo com um levantamento da Boa Vista, o número de registros de consumidores inadimplentes fechou o ano de 2022 em alta de 19,9%, na comparação com 2021. Apenas em dezembro, a alta registrada foi de 3,6%. 

O indicador encerrou o 4º trimestre do ano passado 4,7% a frente da média observada no 3º trimestre do mesmo ano, também na série livre dos efeitos sazonais.

Flávio Calife, economista da Boa Vista, explica que depois de um período atípico, como foram os anos de 2020 e 2021, o indicador de registros voltou a subir e com força. O indicador antecipou o movimento na taxa de inadimplência das famílias do Banco Central, que também subiu bastante no ano passado. 

Segundo o especialista, essa forte alta observada em ambos já era esperada e o nível atual, tanto do indicador da Boa Vista, quanto da taxa de inadimplência, retrata melhor a situação das famílias na economia brasileira.

Recuperação de crédito

O indicador de Recuperação de Crédito da Boa Vista também registrou crescimento de 15,4% em 2022 na comparação anual. O indicador subiu 2,9% em dezembro na comparação mensal dos dados dessazonalizados.

O economista explica que o forte aumento no número de registros influenciou no aumento impactou no número de recuperação. Segundo ele, as famílias têm buscado cada vez mais por estes serviços de recuperação, uma vez que possuem cada vez mais opções de como fazê-lo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.