Regulação das big techs: Rui Costa diz que governo enviará projeto 'nos próximos dias'
Segundo o ministro, as redes sociais 'não querem ser fiscalizadas' devido ao lucro

Foto: Wallisson Breno/PR
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse em entrevista à rádio Alvorada FM, de Guanambi (BA), que o governo federal deverá enviar ao Congresso um projeto de lei que prevê a regulação e a punição de big techs pela divulgação de conteúdos criminosos nos próximos dias.
Segundo o ministro, as redes sociais "não querem ser fiscalizadas", porque muitas delas "ganham muito dinheiro patrocinando, estimulando e viabilizando crime".
"O governo brasileiro, o presidente Lula é favorável à regulamentação, à fiscalização dessas plataformas digitais que ganham muito, muito dinheiro as custas da saúde mental e da saúde física, às vezes, de crianças, adolescentes, mulheres que são exploradas e são enganadas através de redes sociais e plataformas", afirmou o ministro.
Questionado sobre a recente denúncia do youtuber Felca sobre a adultização de crianças, Rui Costa respondeu que "é mais um alerta para um problema que acontece no mundo inteiro".
"Você não pode, por ter um meio de comunicação na mão, viabilizar a atividade criminosa. O mesmo vale com a plataforma digital que não pode estimular o crime, ganhar dinheiro facilitando o crime contra pessoas vulneráveis contra crianças, idosos, adolescentes", prosseguiu o ministro.
Segundo o titular da Casa Civil, "mais do que nunca, é preciso regular, fiscalizar e punir não apenas quem publica, mas também quem viabiliza a disseminação desses conteúdos".