Rei Charles III quer visitar o Brasil ainda neste ano, diz diplomata
Última visita do monarca ao país aconteceu em 2009
Foto: Divulgação/Palácio de Buckingham
O diplomata Antônio Patriota, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar a Embaixada no Reino Unido, informou na quinta-feira (18), durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado, que recebeu da diplomacia britânica informações sobre o interesse do rei Charles III e do primeiro-ministro Rishi Sunak de agendar visitas oficiais ao Brasil ainda neste ano.
"Segundo informações recebidas das autoridades britânicas, tanto o primeiro-ministro Sunak como o rei Charles III têm intenção de visitar o Brasil este ano", disse Patriota, ao discorrer sobre a relação entre os países e os respectivos chefes de Estado e de governo.
A última visita de Charles ao Brasil aconteceu em 2009, quando ainda era o príncipe de Gales. A viagem do monarca ficou marcada com encontros sobre meio ambiente , trabalhos sociais e samba. Ainda durante a sabatina no Senado, Antônio Patriota destacou que o Reino Unido se destaca como uma potência científica e que uma de suas prioridades seria incrementar um intercâmbio científico entre os dois países.
“O Reino Unido é um dos países mais inovadores do mundo. Com 1% da população mundial, produz 15% dos artigos científicos mais citados internacionalmente. Pretendo priorizar as áreas de saúde e biologia, que teve recentemente um pilar muito bem-sucedido na parceria entre Universidade de Oxford, AstraZeneca e Fiocruz”, disse Patriota.