Rei da Espanha se desculpa com Bolsonaro após 'gafe' de embaixada
Escritório diplomático informou que Rodrigo Maia iria ao país falar de parlamentarismo

Foto: Reprodução/ Alan Santos/PR
A posse do presidente do Uruguai, luis Lacalle Pou, no último domino (1º) marcou o primeiro encontro do presidente Jair Bolsonaro com o rei Felipe Vl, da Espanha. Segundo fontes brasileiras, o monarca aproveitou o momento para esclarecer sobre o encontro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ocorrido três dias antes no Palácio Zarzuela.
De acordo com a versão dos integrantes da comitiva brasileira no Uruguai, Felipe VI teria pedido desculpas pela menção da embaixada da Espanha no Brasil em publicações nas redes sociais sobre que o parlamentarismo seria um dos temas da agenda com o presidente da Câmera.
A embaixada espanhola no Brasil publicou nas redes sociais, antes do encontro de Maia, que os dois conversariam sobre "democracia, parlamentarismo, futuro do Brasil e desenvolvimento sustentável", o que motivou críticas de aliados de Bolsonaro na internet. A reação obrigou o escritório diplomático a apagar a postagem original.
O pedido de desculpas do rei Felipe VI a Bolsonaro ocorreu na Assembleia Nacional. Em uma conversa rápida o monarca disse que o uso do termo foi infeliz e que a embaixada se referia à diplomacia parlamentar.