Relator da LDO recua e retira Sistema S do orçamento da União
Entidades baianas foram contra inclusão
Foto: Paulo Sérgio/ Câmara dos Deputados
O deputado Danilo Forte (União-CE), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) voltou atrás e decidiu tirar o financiamento do Sistema S do Orçamento da União para 2024. A previsão de a verba para o Sistema S sair do Orçamento havia sido incluída por Forte em sua versão inicial do texto.
A medida desagradou o governo, devido a um gasto extra que não existe atualmente e que poderia representar despesas a mais de cerca de R$40 bilhões. Na Bahia, entidades do setor produtivo do estado se manifestaram contra inclusão do sistema S no orçamento da União.
Mesmo privadas e administradas por federações e confederações patronais, as entidades do Sistema S são mantidas por contribuições estipuladas em lei. Esses recursos não fazem parte do Orçamento e vão obrigatoriamente para as entidades.
Nove entidades compõem o sistema “S”: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat); Serviço Social de Transporte (Sest).