Relator de MP que reestrutura ministérios critica Marina Silva: 'fora de contexto'
Segundo Isnaldo Bulhões, texto não esvazia pastas do governo Lula
Foto: Câmara dos Deputados
O relator da medida provisória que reestrutura os ministérios, Isnaldo Bulhões (MDB-AL), disse nesta quarta-feira (24), em entrevista à GloboNews, que as mudanças que propôs no parecer não esvaziam as pastas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, ele aproveitou a oportunidade para criticar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que tem se posicionado contra a MP.
"Ela [Marina] está fora de contexto. Com a exceção da Agência Nacional de Águas, a MP não trata da transferência de órgãos de um ministério para outro. Trata das competências dos ministérios. E todas as modificações que eu acatei têm uma lógica histórica e de composição do governo", disse Bulhões.
Conforme o texto da MP, a pasta do Meio Ambiente perderia a área responsável pela implementação do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa) e do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), que voltaria a estar ligada diretamente ao Ministério das Cidades.
Em audiência na Câmara nesta quarta-feira, Marina disse considerar as alterações "erros estratégicos" contra a agricultura e acordos internacionais do Brasil. Para o deputado, a ministra está reclamando das alterações propostas "mais por entender que possa estar perdendo poder, do que [por enxergar] algum prejuízo à proteção ao meio ambiente".