Relator do Imposto de Renda defende ajustes para que texto seja aprovado
Angelo Coronel vai se reunir com Arthur Lira na próxima semana
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
A reforma do Imposto de Renda, que estava parada no Senado desde o ano passado, voltará a ser discutida pelos senadores. O relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Angelo Coronel (PSD-BA), já esteve com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e deve se reunir com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) na próxima semana.
O objetivo da reunião é fechar um acordo para que as mudanças propostas pelos senadores possam ser referendadas pelos deputados. Isso porque o texto começou a tramitar pela Câmara, logo possuem a palavra final sobre as alterações feitas pelo Senado.
Entre os pontos a serem abordados estão a permanência dos Juros sobre Capital Próprio (JCP) e a redução maior do Imposto de Renda das Empresas, que propõe 26% do texto aprovado na Câmara (sendo 18% alíquota IRPJ e 8% CSLL) para 24,5%, aproximando-se da média da OCDE de 21,5%.
O relator é defensor da correção da tabela do IRPF e apresentou, em dezembro do ano passado, um projeto de lei só com a correção da tabela: ampliando a faixa de isenção dos R$ 2.500 propostos pela reforma da Câmara para R$ 3.300.